Fotógrafo Profissional: Aprenda a usar o calendário comercial para criar ensaios temáticos de alta lucratividade em um curto período de tempo.

 

Muitos fotógrafos profissionais – e especialmente os fotógrafos de casamento – não estão acostumados a usar o calendário do comércio para vender ensaios fotográficos em datas comerciais. A proibição de eventos em todo o país sacudiu nosso mercado, e o momento é de se reinventar. Foi o que fez o fotógrafo Tiago Sgrott.

Fotógrafo exclusivo de casamentos, Tiago aproveitou a pandemia para colocar em prática um projeto que guardava na gaveta há anos. Seus Ensaios do Dia dos Namorados renderam um recorde na agenda do profissional e de altas margens de lucratividade num curto período de tempo. Conversamos com ele sobre isso nesta live, e trazemos para você 5 passos para criar e vender ensaios fotográficos em datas comerciais.

Tiago Sgrott posa em seu cenário de Ensaios do Dia Dos Namorados

1. Planeje o Ensaio

 

Primeiro, faça um bom planejamento. Organize tudo com um mês de antecedência à realização os ensaios. É mais fácil vender em uma data já relacionada com seu público-alvo. Tiago, por exemplo, é um fotógrafo de casamento, por isso já é popular em meio aos casais. Criou os Ensaios de Dia dos Namorados pois já tinha uma rede de contatos com interesse pela proposta.

Pesquise referências e escolha uma estética que seja novidade. É importante que as fotos conversem com o tema da data e tragam a sensação de novidade. Tiago conta que fez uma pesquisa e viu que a estética boho estava em alta na Europa, portanto ainda era novidade por aqui.  Se você propor fotos comuns, não irá causar o impacto que desperta o desejo de compra. É muito importante entregar novidade. Em cima desta ideia, defina locação, luz, possibilidades de enquadramentos.

Oferecer produção para um ensaio é um grande diferencial. Faça parcerias com maquiadoras e fornecedores de figurino. Negocie com eles um preço por quantidade de ensaios que você pretende vender e inclua este valor no seu pacote. Isso poupa seu cliente do sentimento de que irá passar trabalho para realizar a fotos. Entregar um serviço completo agrega valor e garante o resultado positivo do seu trabalho.

Tiago definiu um local central em sua cidade, com apenas um pequeno espaço verde. Fechou parceria com um salão de beleza e uma loja de trajes que funcionam na mesma rua. O círculo de penas foi cedido por uma decoradora amiga do fotógrafo. É importante lembrar ter bons relacionamentos irá te possibilitar realizar o melhor trabalho com o menor custo.

Casal posa para Ensaio do Dia dos Namorados de Tiago Sgrott

2. Delimite Prazos

 

Os limites nos prazos de comercialização e realização dos ensaios deverá criar o sentimento de escassez, levando seu cliente à compra. O período de uma semana para comercializar o ensaio é ideal. Se não vendeu em uma semana, dificilmente venderá depois. A fotografia deve acontecer logo após a venda, dentro dos próximos 15 dias, podendo reduzir o período de fotografia a uma semana. Deixe claro em sua comunicação quantas vagas serão disponibilizadas para fotografar e em que período você estará fotografando. Isso causará um senso de urgência nos seus clientes. Se eles acharem que podem fazer esse ensaio em qualquer momento do ano, eles não terão pressa para comprar. Quando você deixa claro até quando ele pode comprar e quando ele será ser fotografado, ele fica ansioso para realizar as fotos e parte para a ação.

Foto: Tiago Sgrott

3. Defina Detalhes

 

Defina quantas vagas estão disponíveis, o valor que irá cobrar em cada ensaio, as formas de pagamento, o prazo de entrega e o formato de entrega. Esteja ciente dos seus próprios limites, e caso necessário contrate um assistente.

Tiago fotografou 4 ensaios de meia hora por dia, durante o nascer e pôr-do-sol. Por serem ensaios mais curtos e numa locação fixa e pré-definida, ele praticou 35% do valor normal dos seus ensaios que duram uma diária.

Eleve sua margem de lucro: Tenha em mente que para obter uma boa margem, é importante incluir produtos físicos na entrega. Um ensaio que entrega fotografias impressas tem um certo valor, um ensaio que entrega um quadro tem o dobro do valor, e um ensaio que entrega um álbum encadernado tem o triplo do valor ou mais. Lembre-se que a fotografia impressa é uma propaganda gratuita do seu trabalho, pois será exibida para os amigos e familiares do seu cliente em casa. A fotografia impressa também garante um assinatura física, evitando que os conhecidos do seu cliente só vejam as fotos em telas que alteram sua luminosidade e saturação de acordo com o gosto do fabricante. A SóClick oferece diversas opções de produtos físicos, dos mais simples aos mais requintados. Estude que tipo de produto se encaixa com o perfil do seu cliente e inclua no pacote.

Fotografias impressas não se perdem na memória e sempre ganham atenção especial de quem posou e de seus conhecidos

4. Desperte Desejo

 

Após tudo planejado, é hora fazer as pessoas desejarem fazer o seu ensaio! Portanto mobilize seus parceiros e fotografe alguns ensaios de portfólio, para que seus clientes vejam como vai ser. Atualize suas redes sociais com os ensaios portfólio, informando o tema que você trouxa para a data comercial que se aproxima e comunique claramente o período que o cliente poderá comprar e o período que o cliente será fotografado. Crie diversos stories enquanto fotografa os ensaios portfólio, e marque os convidados neles para que eles repostem e seus amigos também fiquem interessados. Avise quando irá abrir as vendas, mas ainda não abra para reforçar o sentimento do escassez e exclusividade.

Faça os ensaios portfólio com líderes de opinião e influencers, pois eles irão alavancar suas vendas em troca de ganhar fotos lindas. É importante anunciar em mídia paga como Facebook e Instagram para que a promoção tenha uma maior abrangência. Crie uma lista de espera patrocinada, onde a pessoa pode se candidatar para comprar seus ensaios. Abra as vendas após 10 dias de anúncios e atenda manualmente os inscritos na lista de espera, lhes apresentando a proposta por audio ou vídeo.

Foto: Tiago Sgrott

5. Parta para a Ação

 

Agora que está tudo pronto, arrase na fotografia! Para concluir, ofereça um atendimento atencioso e afinar com seus parceiros todos os detalhes. Seja firme com seus prazos de entrega e cumpra tudo o que propôs no começo. Para ter uma carreira sólida na fotografia é necessário construir no dia-a-dia sua boa reputação e confiabilidade. Assuma apenas a responsabilidade que sabe que irá cumprir, e conte conosco para subir cada degrau desta escada!

Compartilhe nos comentários o que achou do post e volte para contar seu resultado com os ensaios temáticos em datas comerciais!

Nos vemos em breve!

Com amor, Marina Bittencourt – Marketing SóClick

SóClick Álbuns

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